Guia de gerenciamento de segurança de processos lançado pelo IBRAM é modelo de excelência para o setor mineral

Guia de gerenciamento de segurança de processos lançado pelo IBRAM é modelo de excelência para o setor mineral

Guia de gerenciamento de segurança de processos lançado pelo IBRAM é modelo de excelência para o setor mineral

Publicação lançada nesta quinta-feira, 16/05, está disponível para download no site do IBRAM

A definição de diretrizes e boas práticas visando implementar uma jornada de Segurança de Processo no setor mineral é o objetivo do guia “Diretrizes para Gerenciamento de Segurança de Processos na Mineração do Brasil”, lançado no Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), em Belo Horizonte (MG), nesta quinta-feira, 16.

A publicação é resultado do trabalho do Comitê de Gerenciamento de Segurança de Processos do IBRAM na promoção de uma cultura de segurança robusta, por meio da criação do guia técnico com as diretrizes para gerenciamento de segurança de processos na mineração. “A mineração evoluiu muito e segue progredindo em todos os aspectos do ESG. O guia é um exemplo de que é possível que todos atinjam a excelência na Segurança de Processos no âmbito da indústria da mineração”, ressaltou o vice-presidente do IBRAM, Fernando Azevedo e Silva.

Segundo o Chair do Comitê Segurança de Processos na Mineração, Metais e Siderurgia do CCPS (Center for Chemical Process Safety) e membro do Grupo de Trabalho de Segurança de Processos do ICMM (International Council on Mining and Metals), Eduardo de Maio Francisco, os conceitos de segurança de processos são importantes para todas as atividades industriais. “Quando compreendemos os conceitos, aplicamos da mesma forma, com os devidos ajustes, em qualquer atividade industrial”, avaliou.

O guia aborda 12 elementos agrupados em cinco eixos temáticos relacionados à segurança de processos: tecnologia; operações; instalações; equipamentos e estruturas; pessoas; e liderança. O modelo descreve cada elemento com base em seus princípios, suas características básicas e interação com os outros elementos do sistema, utilizando exemplos práticos das operações típicas da mineração.

As diretrizes para gerenciamento de segurança de processos são destinadas a profissionais de diversos níveis hierárquicos envolvidos em atividades relacionadas à mineração e beneficiamento. O guia servirá de fonte de orientação e boas práticas para CEOs, diretores, gerentes, engenheiros, supervisores, operadores ou profissionais de segurança. As diretrizes contidas na publicação são essenciais para promover um ambiente de trabalho seguro e responsável.

“Hoje é um marco inicial para o Comitê e para o setor. Lançamos este guia com as diretrizes, mas a partir daí temos outros projetos pela frente, como a produção do relatório com os indicadores e a criação de um núcleo de excelência em Segurança de Processos do setor mineral”, destacou o coordenador do grupo de trabalho GT01 de Segurança de Processos ESG do IBRAM, Wagner Silva.

As diretrizes para segurança de processos na mineração e os próximos passos do Comitê foram apresentados pela Raquel Pinto, coordenadora do subgrupo Guia Técnico, Ariadna Moreira, coordenadora do subgrupo Centro de Excelência, e Eduardo Barbosa de Almeida, membro do subgrupo 3 Indicadores.

O evento de lançamento do Guia ainda teve a apresentação do CEO e Diretor Executivo do Center for Chemical Process Safety [CCPS], Shakeel Kadri; a apresentação do case: “Estratégia de implantação de segurança de processos em uma empresa de mineração – Fatores de sucesso”, feita pelo especialista Sênior de Segurança de Processos da Mineração Usiminas”, Eduardo Barbosa de Almeida; e do case “Experiência da Vale na implementação de Segurança de Processos”, pelo chefe Global de Risco Operacional e Segurança de Processos na Vale, Bruno Menegatti Esperandio.

Clique aqui e veja a cobertura fotográfica do evento.

 

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

Ferrovia de MT é responsável por 62,1% do saldo de empregos em infraestrutura no estado no 1º tri de 2024
Ferrovia de MT é responsável por 62,1% do saldo de empregos em infraestrutura no estado no 1º tri de 2024 Ao todo, o saldo
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Deixe seu Email para acompanhar as novidades 

Solicitar maiores informações

Preencha as informações abaixo e entre em contato com o anúnciante!