Santos Brasil zera emissões de CO2 atreladas ao consumo…

Santos Brasil zera emissões de CO2 atreladas ao consumo de energia das suas operações de SP, SC e PA

Companhia adquiriu Certificado Internacional de Energia Renovável (I-REC) até 2025

Santos Brasil zera emissões de CO2 atreladas ao consumo de energia das suas operações de SP, SC e PA

A Santos Brasil dá mais um passo importante em sua estratégia para se tornar carbono neutro, com a aquisição do Certificado Internacional de Energia Renovável (I-REC) para as unidades de Imbituba (SC) e Vila do Conde (PA). As operações da Companhia no estado de São Paulo já contavam com o certificado, que assegura que 100% da energia utilizada para o funcionamento da Companhia nestes locais será disponibilizada no sistema nacional de energia, de maneira proporcional, como energia limpa.

A Companhia adquiriu RECs suficientes para o consumo de megawatt-hora (MWh) relativo aos anos de 2022 a 2025 em Vila do Conde e Imbituba. O contrato das unidades paulistas, que tinha validade para o biênio de 2021-2022, será renovado.

O International REC Standard é um sistema global que possibilita uma certificação auditada e segura, zerando emissões de CO2 atreladas ao consumo de energia, identificadas no Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) no âmbito do Programa Brasileiro GHG Protocol. É o meio mais confiável para comprovar e rastrear o consumo de energia proveniente de fontes renováveis, seguindo rigorosos padrões internacionais.

Referência em operações portuárias e logísticas, a Santos Brasil administra na Baixada Santista o Tecon Santos, maior e mais eficiente terminal de contêineres da América do Sul, além do Terminal de Veículos, Terminais Logísticos Saboó I e II e dois Centros Logísticos Industriais Aduaneiros (Clias), um em Santos e outro em Guarujá. Ainda no estado de São Paulo, o I-REC contempla o escritório administrativo na Capital e o Centro de Distribuição de São Bernardo do Campo. Já em Vila do Conde a Companhia opera um terminal de contêineres e, em Imbituba, um terminal de contêineres e um de carga geral.

Béatrice de Toledo Dupuy, gerente de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da Santos Brasil, afirma que a aquisição dos certificados reforça o compromisso da Companhia com a preservação do meio ambiente e redução de emissão de gases de efeito estufa. “Implantar uma cultura de ESG não é mais uma opção, é uma necessidade. E este é o caminho que vem sendo trilhado pela Santos Brasil, que é signatária do Pacto Global da ONU desde 2013 e está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”.

Neste ano, a Companhia passou a integrar o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3, a bolsa de valores brasileira, que reúne um seleto grupo de empresas reconhecidamente comprometidas com a agenda ESG. “A presença da Santos Brasil nesta carteira é resultado de muito empenho e espelha o alto grau de comprometimento da Companhia com o futuro do planeta e com o desenvolvimento humano”, diz Béatrice.

Na frente ambiental, as metas para 2024 preveem a redução de 50% na geração de resíduos/TEU (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés), redução de 30% no consumo de água per capita e de 15% em toneladas de emissões de gases de efeito estufa (GEE).

Na área social, a Santos Brasil vai apoiar em 2023, por meio de leis de incentivo municipais e federais, 41 projetos voltados à cultura, educação e esporte em seis cidades onde mantém operações no País, impactando 87 mil pessoas.

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

Bunge reforça seu ecossistema de Agricultura Regenerativa por meio de parceria estratégica com a xFarm Technologies   Com a parceria, Bunge avança na consolidação
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Deixe seu Email para acompanhar as novidades 

Solicitar maiores informações

Preencha as informações abaixo e entre em contato com o anúnciante!