Smart Calda, maior projeto de mistura de calda do Brasil, completa 15 anos

Smart Calda, maior projeto de mistura de calda do Brasil, completa 15 anos

Smart Calda, maior projeto de mistura de calda do Brasil, completa 15 anos

Smart Calda, maior projeto de mistura de calda do Brasil, completa 15 anos

Ferramenta da FMC consolida-se como a mais tecnológica do setor e expande atuação para novas culturas

Pragas, plantas daninhas e doenças fazem parte do dia a dia do campo. Para otimizar o controle por meio da aplicação de defensivos agrícolas, a mistura de produtos em tanque é uma prática adotada por mais de 97% dos produtores brasileiros, de acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Há 15 anos, a FMC, empresa de ciências para agricultura, desenvolveu o SmartCalda, um projeto inovador que uniu tecnologia e software para transformar esse preparo de calda em um processo organizado, rápido e seguro. Agora consolidada, a ferramenta está expandindo atuação para novas culturas, como soja, milho, algodão, café, citros e arroz.

“Nossos primeiros clientes foram os produtores canavieiros, principalmente, as usinas. Adicionar novas culturas ao projeto traz possibilidades de codesenvovimento junto aos nossos clientes, estabelecendo uma estratégia voltada para o negócio e melhoria de processos internos dos principais cultivos nacionais”, pontua Douglas Kuada, coordenador responsável pelo projeto da FMC.

O SmartCalda da FMC foi criado considerando o tripé de sustentabilidade com mais segurança para o operador, agilidade e precisão no preparo de calda, automação para diminuir o número de colaboradores no processo e a rastreabilidade do preparo.

Em todo o período do programa, novas tecnologias foram somadas para levar ainda mais inovação ao campo: “Já temos um sistema móvel que chega a qualquer local da propriedade rural, pois pode ser montado em cima de containers, caminhões e plataformas. Em 2024, estamos lançando uma nova versão com um sistema Pit Stop, com manuseio mais rápido e fácil”, destaca Douglas.

O sistema do SmartCalda automatiza toda a preparação da calda, reduzindo sensivelmente os erros que poderiam comprometer os bons resultados da lavoura, além de permitir uma produção ecológica e consciente nas fazendas. O processo é realizado por meio de bombas dosadoras com elevada precisão, inclusive com medição da água, o que garante uma mistura precisa e com alta eficiência. O mecanismo ainda possui um sistema de autolimpeza, que, ao final de um ciclo, se retrolava automaticamente e fica livre de contaminações para o próximo preparo.

Outro benefício do SmartCalda é a Central de Processamento Lógico (CPL) que armazena todas as informações durante o preparo da calda e, simultaneamente, produz um relatório completo, não editável, que confere segurança e rastreabilidade à informação.

“O SmartCalda é um projeto exclusivo da FMC Brasil, desenvolvido nacionalmente para atender às necessidades dos produtores locais. Hoje, essa tecnologia patenteada continua sendo uma grande inovação e referência dentro da empresa e no setor agro por permitir o controle sobre todo o processo de formalização de compostos, evitando riscos e prejuízos financeiros e ambientais e, principalmente, por levar mais sustentabilidade e produtividade para o produtor rural”, ressalta Maria de Lourdes Fustaino, Diretora de Sustentabilidade da FMC para a América Latina.

 

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

Scania Cotrasa inaugura nova concessionária Instalação amplia o apoio aos clientes de caminhões, ônibus e motores na região da Tríplice Fronteira, no Paraná A
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Deixe seu Email para acompanhar as novidades 

Solicitar maiores informações

Preencha as informações abaixo e entre em contato com o anúnciante!