Mineradoras contribuem com clientes e fornecedores para reduzirem GEE

Mineradoras contribuem com clientes e fornecedores para reduzirem GEE

Além de iniciativas de descarbonização do setor, as empresas também buscam desenvolver produtos que contribuam para mitigar as emissões de clientes da mineração. Para a siderurgia há mineradoras que fornecem um aglomerado, útil para reduzir emissões desse cliente, ao mesmo tempo em que diminui também o impacto para as mineradoras. E mais: de modo a minimizar suas emissões indiretas, as mineradoras apoiam iniciativas de seus fornecedores de produtos e serviços nessa mesma direção.

Mineradoras contribuem com clientes e fornecedores para reduzirem GEE

Segundo Raul Jungmann, diretor-presidente do IBRAM, “o Instituto e as mineradoras associadas abraçaram a questão da transição energética, para superarmos a emergência climática, em todas as suas formas. Defendemos intransigentemente a preservação da Amazônia, o que é crucial para esse esforço; agimos para conhecer, reportar e mitigar nossas emissões; e propomos a expansão da oferta de minérios críticos para a transição a uma economia verde, por meio de uma abrangente política pública”. Sobre isso, o inventário aponta que de 2011 a 2022 houve um severo avanço na divulgação de inventários de emissões por parte das mineradoras. Antes, 75% delas não divulgavam seus inventários e agora a situação se inverteu, sendo que apenas 25% seguem sem divulga-los.

Nesta 3ª feira (28) ele participou do lançamento do Inventário de Emissões de GEE do Setor Mineral 2024.

Mineradoras ampliam fontes de energia renovável

Uma vez que a queima de combustível móvel é o principal causador das emissões, o inventário identifica tecnologias para superar tal situação. O uso de hidrogênio verde, a eletrificação de equipamentos e da frota e a substituição de combustíveis fósseis apresentam potencial máximo de redução de GEE. E o uso de veículos autônomos apresenta potencial próximo ao máximo, diz o estudo.

Avaliar emissões para mitiga-las

O IBRAM ressalta que o inventário é o instrumento gerencial que permite avaliar o impacto de uma organização sobre o sistema climático global por meio da quantificação das emissões de GEE. Monitorar e reportar as emissões são as principais iniciativas para desenhar a estratégia de descarbonização. O presente estudo foi realizado pelo IBRAM, com participação das empresas associadas e da empresa WayCarbon. Foi considerada a metodologia do GHG (Greenhouse Gases) Protocol para mensuração das emissões deste inventário.

Raul Jungmann – crédito Milca Santos

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

Ferrovia de MT é responsável por 62,1% do saldo de empregos em infraestrutura no estado no 1º tri de 2024
Ferrovia de MT é responsável por 62,1% do saldo de empregos em infraestrutura no estado no 1º tri de 2024 Ao todo, o saldo
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Deixe seu Email para acompanhar as novidades 

Solicitar maiores informações

Preencha as informações abaixo e entre em contato com o anúnciante!